O ESPÍRITO DO LUGAR
maria
celeste d'oliveira ramos
arqtª-paisagista
Lisboa-Bairro
de Santo Amaro- 6 outubro 2005
Não é linear encontrar definição para o que se
entende por "espírito do lugar" porque se por um lado há
características essencialmente concretas e objectivas há, por outro, lugar para
a subjectividade materializada pela criatividade e sensibilidade do projectista
que é desafiado pelo próprio "espírito do lugar", o que não quer
dizer que duas pessoas de idade e formação diferentes não possam, igualmente,
ter muito diferente proposta de "ocupação do espaço" com igual
qualidade, sendo pressuposto que tiveram percepção da sua grandeza e aptidão
natural a ponto de até saberem rejeitar apor-lhe o que quer que seja - é "assim"
aquele lugar, sem mais nada para que não se perca a magia
Para o projectista que tem em mãos a proposta
de um projecto seja de um objecto simples de grande volumetria, incluindo o de
uma estrada, ou de habitação a inserir no tecido urbano existente ou fora dele,
ou de um grande conjunto habitacional, a
análise do local será a primeiro passo a dar
Mas que local é este, que informação me dá para
que o que vier a ser construído seja dialogante com as características, aptidão natural e condicionantes da paisagem e a
humanize sem dissonância ?? acrescentando-lhe a obra do homem ??
A geologia e geomorfologia, a história e a
geografia, a ocupação vegetal natural e cultivada, a natureza do solo e o seu
passado de ocupação, a tradição e a envolvente, e ainda o clima e a luz, bem
como a "cor da paisagem" são, de
imediato, factores de ponderação para o tipo de construção, materiais e cor, sob
pena de se inserir um "objecto" ou
corpo estranho naquele conjunto que se apresenta como uma entidade perfeitamente
defenida
Se um agricultor olhar uma "paisagem"
e se o tempo tiver sido mais seco do que o habitual, vai com certeza afirmar que
a seara não será tão grada, enquanto que um pintor mesmo sem reconhecer que
plantas a "habitam", poderá extasiar-se com a cor e volumes, com a
luz e as formas e movimento, como se "o mesmo lugar permitisse várias
leituras" e, ambas válidas, assim como o escultor pode ver na montanha
esquálida e descarnada, a beleza quase interior das pedras que lhe convém para
a sua obra de arte, podendo mesmo apreciar essa "ferida"
da montanha
Também um automobilista que domina bem o carro
que conduz pode afirmar que a estrada que segue é fantástica, mas poderá não
ter aptidão e informação para concluir se o local de implantação é inapropriado
por ter decepado um território cujo valor botânico e científico, e ecológico, e
mesmo paisagístico, entrou em degradação irreversível, e que a estrada, à luz
do espírito do lugar, não poderia nem deveria ter sido ali traçada
Para quem é responsável por qualquer projecto
que implique ocupação do solo de forma a alterar-lhe o uso irreversivelmente,
como é o caso do arquitecto, neste momento em que o planeta já reage de forma
tão brutal à acumulação do erro humano, terá cada vez mais de se rodear de
equipe interdisciplinar para que a sua "idéia" se integre no LUGAR
sem mais danos e possa mesmo ser "reparadora"
do local porque, como a habitação, também a
paisagem demolida pode ser restaurada e reconvertida, já que sempre o
homem pode corrigir os seus próprios erros. Mas tenhamos sempre em mente que o
mais belo Parque Natural cuja nomenclatura é tão recente, corresponde a
centenas de anos de trabalho exclusivo e silencioso dos rurais, os tais
"analfabetos" que nos deram "o berço
- o pão e o vinho e a beleza da natureza para o espírito da terra nos poder ser
revelado"
O homem criativo e sensível, e bem informado, olha e lê num local o que dele poderá ou não fazer, como
se pudesse falar com as árvores e com o rio, e com a montanha, com a cor do céu
e a luz, e com o vento, até porque nasceu e cresceu com esses
"haveres" num local qualquer, e se por momentos pensou que tudo estaria
sempre ao seu "serviço" sem apreender a alma do lugar, cêdo se
apercebe de que é exactamente o oposto, e que a
natureza e o "espírito do lugar" lá
estão a mostrar-se para serem vistos da forma mais inesperada
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