03 outubro 2018

O ESPÍRITO DO LUGAR


O ESPÍRITO DO LUGAR
maria celeste d'oliveira ramos
arqtª-paisagista
Lisboa-Bairro de Santo Amaro- 6 outubro 2005
Não é linear encontrar definição para o que se entende por "espírito do lugar" porque se por um lado há características essencialmente concretas e objectivas há, por outro, lugar para a subjectividade materializada pela criatividade e sensibilidade do projectista que é desafiado pelo próprio "espírito do lugar", o que não quer dizer que duas pessoas de idade e formação diferentes não possam, igualmente, ter muito diferente proposta de "ocupação do espaço" com igual qualidade, sendo pressuposto que tiveram percepção da sua grandeza e aptidão natural a ponto de até saberem rejeitar apor-lhe o que quer que seja - é "assim" aquele lugar, sem mais nada para que não se perca a magia

Para o projectista que tem em mãos a proposta de um projecto seja de um objecto simples de grande volumetria, incluindo o de uma estrada, ou de habitação a inserir no tecido urbano existente ou fora dele, ou de um grande conjunto habitacional, a análise do local será a primeiro passo a dar

Mas que local é este, que informação me dá para que o que vier a ser construído seja dialogante com as características, aptidão natural e condicionantes da paisagem e a humanize sem dissonância ?? acrescentando-lhe a obra do homem ??

A geologia e geomorfologia, a história e a geografia, a ocupação vegetal natural e cultivada, a natureza do solo e o seu passado de ocupação, a tradição e a envolvente, e ainda o clima e a luz, bem como a "cor da paisagem" são, de imediato, factores de ponderação para o tipo de construção, materiais e cor, sob pena de se inserir um "objecto" ou corpo estranho naquele conjunto que se apresenta como uma entidade perfeitamente defenida

Se um agricultor olhar uma "paisagem" e se o tempo tiver sido mais seco do que o habitual, vai com certeza afirmar que a seara não será tão grada, enquanto que um pintor mesmo sem reconhecer que plantas a "habitam", poderá extasiar-se com a cor e volumes, com a luz e as formas e movimento, como se "o mesmo lugar permitisse várias leituras" e, ambas válidas, assim como o escultor pode ver na montanha esquálida e descarnada, a beleza quase interior das pedras que lhe convém para a sua obra de arte, podendo mesmo apreciar essa "ferida" da montanha

Também um automobilista que domina bem o carro que conduz pode afirmar que a estrada que segue é fantástica, mas poderá não ter aptidão e informação para concluir se o local de implantação é inapropriado por ter decepado um território cujo valor botânico e científico, e ecológico, e mesmo paisagístico, entrou em degradação irreversível, e que a estrada, à luz do espírito do lugar, não poderia nem deveria ter sido ali traçada

Para quem é responsável por qualquer projecto que implique ocupação do solo de forma a alterar-lhe o uso irreversivelmente, como é o caso do arquitecto, neste momento em que o planeta já reage de forma tão brutal à acumulação do erro humano, terá cada vez mais de se rodear de equipe interdisciplinar para que a sua "idéia" se integre no LUGAR sem mais danos e possa mesmo ser "reparadora" do local porque, como a habitação, também a paisagem demolida pode ser restaurada e reconvertida, já que sempre o homem pode corrigir os seus próprios erros. Mas tenhamos sempre em mente que o mais belo Parque Natural cuja nomenclatura é tão recente, corresponde a centenas de anos de trabalho exclusivo e silencioso dos rurais, os tais "analfabetos" que nos deram "o berço - o pão e o vinho e a beleza da natureza para o espírito da terra nos poder ser revelado"

O homem criativo e sensível, e bem informado, olha e lê num local o que dele poderá ou não fazer, como se pudesse falar com as árvores e com o rio, e com a montanha, com a cor do céu e a luz, e com o vento, até porque nasceu e cresceu com esses "haveres" num local qualquer, e se por momentos pensou que tudo estaria sempre ao seu "serviço" sem apreender a alma do lugar, cêdo se apercebe de que é exactamente o oposto, e que a natureza e o "espírito do lugar" lá estão a mostrar-se para serem vistos da forma mais inesperada

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